Cirurgia Plástica

Abdominoplastia

Flacidez e excesso de gordura no abdômen podem causar muitos incômodos e há situações em que a atividade física por si só não consegue melhorar a aparência da região. Por isso, muitas pessoas acabam optando pela abdominoplastia, cirurgia que remove o excesso de gordura e de pele, dando um novo contorno ao corpo, deixando-o mais harmonioso. 

Os benefícios do procedimento não são apenas estéticos. Como a cirurgia aperta os músculos, o abdômen volta a ganhar tônus, o que resulta em maior apoio à coluna. O resultado é uma melhora da postura e o alívio das dores nas costas.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é um procedimento que elimina a gordura, a flacidez e as rugas finas localizadas na região das pálpebras (superiores e inferiores), rejuvenescendo o rosto e melhorando a aparência ao redor dos olhos. Ela também pode ser indicada para remoção de xantelasmas (bolinhas de colesterol, de tom amarelado, que se formam, principalmente, nas pálpebras). 

A cirurgia vai além da estética, ela também ajuda o paciente a enxergar melhor, pois com o passar dos anos a gordura vai pesando sobre os cílios, ficando quase em frente à pupila, o que diminui o campo de visão. 

A blefaroplastia é realizada com o uso de anestesia local e demora em média 90 minutos. O paciente recebe alta no mesmo dia, mas deve permanecer em repouso durante uma semana.

Ginecomastia

Ginecomastia é o crescimento de mamas nos homens e está relacionada com o excesso de tecido mamário, e não de gordura. O problema costuma surgir por volta dos 14 anos de idade, em decorrência das alterações hormonais da puberdade. Nesse caso, as mamas crescem por alguns meses e depois voltam ao seu tamanho normal. Já entre os adultos, ela é mais comum em homens mais velhos, quando ocorre uma queda dos níveis de testosterona no organismo.

Há ainda outros fatores que podem levar à ginecomastia, como o uso de terapia hormonal para tratamento do câncer de próstata, doenças do fígado, uso de anabolizantes, hipertireoidismo, tuberculose, alguns medicamentos, quimioterapia, insuficiência renal, entre outros. O tratamento pode ser feito com terapia hormonal ou cirurgia.

Lipoaspiração 

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que retira a gordura localizada na camada que fica abaixo da pele por meio de uma cânula. O procedimento não visa o emagrecimento, mas sim uma remodelação do corpo, por isso é recomendado que o paciente esteja com um peso considerado saudável no momento da cirurgia. Ela pode ser realizada em várias regiões, como nas costas, nos braços, na cintura, no abdômen, nas coxas e nos culotes, abrangendo cada área separadamente ou unindo mais de uma área, como abdômen, costas, braços, flancos e axilas. 

A gordura retirada na lipoaspiração pode ser utilizada para preencher uma parte do corpo que cause incômodo. Nesse caso, ela é tratada e purificada para que sejam eliminados restos celulares, de sangue e outros microrganismos, para então ser aplicada no local desejado pelo paciente para dar mais volume à região ou harmonizar contornos. Em geral, a gordura é retirada das coxas, do abdômen e das costas e aplicada nos seios, glúteos e também no rosto.

Mamoplastia 

Existem diversos procedimentos que podem ser realizados nas mamas para deixá-las com uma aparência mais harmoniosa. A mamoplastia é um deles, que é indicada tanto para casos de redução quanto para aumento das mamas. Se você está insatisfeita com o tamanho e formato dos seios, a colocação de próteses de silicone é uma opção que vai melhorar sua autoestima e autoconfiança, deixando as mamas mais bonitas, além de contribuir para o equilíbrio do corpo. O procedimento pode ser realizado tanto para fins estéticos quanto para reconstrução mamária. 

Mas se o desejo é diminuir o tamanho dos seios, a mamoplastia redutora remove o excesso de gordura e de pele para atingir um tamanho de mama que seja proporcional ao seu corpo, aliviando o desconforto que seios grandes trazem, além dos conhecidos problemas de coluna.

Mentoplastia 

A mentoplastia, ou cirurgia do queixo, é realizada quando há o desejo de aumentar, reduzir ou remodelar o contorno dessa região, deixando a face com uma aparência mais proporcional e harmoniosa. O procedimento para aumentar o queixo inclui a inserção de uma prótese de silicone no local ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula. Se o desejo é diminuí-lo, é preciso retirar o pedaço de osso excedente, o que faz que o queixo seja recuado.

 A cirurgia dura em média duas horas e o tempo de internação é de cerca de seis horas. O procedimento para aumentar o queixo não deixa cicatrizes aparentes, pois a incisão é feita dentro da boca. No caso de retirada de um segmento do osso, a cicatriz, praticamente imperceptível, fica na parte inferior do queixo.

Ninfoplastia

As mulheres têm se interessado cada vez mais pelos procedimentos estéticos íntimos, pois ao melhorar a aparência da região genital, eleva-se a autoestima, o que causa impactos significativos na vida sexual. Um dos procedimentos procurados é a ninfoplastia, também chamada de labioplastia, uma cirurgia estética realizada na parte externa da vagina com o objetivo de diminuir o tamanho, corrigir assimetrias ou frouxidões presentes nos pequenos lábios. 

Ela é indicada nos casos em que os pequenos lábios são muito volumosos, chegando a até 5 cm de largura, ou quando eles possuem tamanhos diferentes. Essas condições podem causar, por exemplo, dor durante as relações sexuais, incômodo ao usar roupas muito justas e até mesmo constrangimentos, pois eles ficam salientes.

Otoplastia

A otoplastia é um procedimento estético que corrige imperfeições nas orelhas. Na maioria das vezes, ela é procurada por pessoas que têm as chamadas “orelhas de abano”, um problema de origem genética que faz com as orelhas fiquem afastadas da cabeça. Nesses casos, ela pode ser realizada em crianças a partir dos seis anos, idade na qual as orelhas já chegaram ao seu tamanho máximo. 

Mas a otoplastia também pode ser indicada para corrigir a posição, o formato e o tamanho das orelhas, ou para casos em que os lóbulos sofreram alguma laceração, o que é relativamente comum em pessoas que usam brincos mais pesados com frequência.

Próteses de mama

O desejo de aumentar o volume de algumas regiões do corpo, como os seios e as nádegas, leva muitas mulheres, todos os anos, aos consultórios médicos. As próteses de silicone nos seios, por exemplo, são indicadas tanto para fins estéticos, aumentando o volume das mamas ou corrigindo assimetrias, quanto com finalidades terapêuticas, como no caso de reconstrução mamária. 

Independentemente do motivo, ao optar pelo procedimento é importante saber que o tamanho da prótese deve levar em conta fatores como a estrutura corporal, biótipo, altura, entre outros, para que o resultado seja um corpo mais harmônico. A cirurgia demora cerca de duas horas e a paciente pode deixar o hospital no mesmo dia. O resultado final pode ser notado depois de três meses. As próteses têm em média garantia de dez anos e recomenda-se que esse tipo de procedimento seja realizado em pacientes com mais de 18 anos.

Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que visa corrigir imperfeições estéticas ou funcionais do nariz, como as que causam problemas respiratórios, por exemplo. Apesar de ser um procedimento aparentemente simples, exige muitos cuidados e habilidade por parte do cirurgião para que não haja o risco de esteticamente o resultado ser perfeito, mas funcionalmente a pessoa passar a ter dificuldades para respirar ou tenha alterada alguma estrutura do nariz. Outro detalhe que deve ser avaliado é se as mudanças desejadas estarão em harmonia com o rosto como um todo.

 A cirurgia é indicada para casos em que se deseja aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, levantar a ponta ou afiar as asas nasais. O procedimento pode ser realizado em pessoas acima dos 15 anos de idade e raramente são realizados cortes na pele. Em geral, o acesso é feito pela área interna do nariz, não deixando cicatrizes.

Ritidoplastia

A ritidoplastia é um procedimento cirúrgico que visa diminuir a flacidez da pele, atenuar as rugas da face e do pescoço e remover os excessos de gordura localizada nestas regiões, dando ao rosto um aspecto mais rejuvenescido. Como outros tratamentos estéticos, ela não interrompe o processo de envelhecimento, portanto, seus efeitos não são definitivos, por isso, a cirurgia pode ser refeita quando o paciente desejar. Além disso, os cuidados com a pele da face nunca devem ser deixados de lado, mesmo após o procedimento, pois deve-se considerar a ação da idade, da variação de peso, da exposição ao sol e o estilo de vida como fatores que impactam no resultado.

A cicatriz é discreta, sendo o corte feito em volta da orelha e no couro cabeludo. Em alguns casos, o paciente pode ainda optar por realizar o procedimento em associação com outros tratamentos, como a blefarosplatia, o lifting de sobrancelhas, a lipoaspiração da papada ou o enxerto de gordura ou ácido hialurônico nos lábios.

Compartilhar: