DIU e Implantes
O planejamento familiar vai muito além da decisão de ter ou não filhos, e de quantos ter. Ele inclui ações que vão desde a escolha dos métodos anticoncepcionais até aquelas voltadas para quem pretende engravidar, como a realização de um bom pré-natal ou a adoção de técnicas que auxiliem os casais que encontram dificuldades de concepção.
Os métodos anticoncepcionais têm um papel importante quando se pensa em planejamento familiar. Os mais utilizados pelas mulheres são o dispositivo intrauterino (DIU), de cobre ou hormonal, e que pode ser mantido por até cinco anos, e os implantes anticoncepcionais, que duram até três anos.
Além da praticidade, ambos têm elevado nível de eficácia, podem ser retirados no momento em que a mulher decidir engravidar e ainda diminuem o fluxo menstrual e reduzem a dor no período menstrual.
Estética íntima
Assim como ocorre com outras partes do corpo, a região íntima também sofre os efeitos do envelhecimento, da gravidez, das alterações hormonais e da obesidade. As queixas mais frequentes e que levam ao descontentamento com essa parte do corpo são a hipercromia (que escurece a região vaginal), o alargamento causado pelo parto normal, a flacidez dos grandes lábios e a perda de volume local.
Para amenizar esses efeitos e aumentar a autoestima feminina, existem tratamentos focados especificamente para essa área do corpo, melhorando a aparência da região genital ao reduzir a flacidez e a gordura localizada e clarear as manchas. Os procedimentos mais indicados são os que fazem uso de laser e LED, radiofrequência, peeling e eletroestimulação.